sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cannibal, da banda Devotos, realiza cadastro como Empreendedor Individual


Para trabalhadores que vivem da própria arte, a palavra estabilidade soa como algo distante da realidade, difícil de ser algo concreto. Entretanto, a nova modalidade jurídica de Empreendedor Individual veio mudar as perspectivas de quem trabalha por conta própria e nos mais variados ofícios. A possibilidade de garantir a si mesmo a chance da aposentadoria, um dos benefícios do cadastro na Lei, levou o músico Marcone de Souza Santos, muito mais conhecido como Cannibal, a procurar o Sebrae para formalizar seu empreendimento.

Há mais de 20 anos, Cannibal solta a voz como vocalista da banda de rock hardcore “Devotos”. Original do bairro de Alto José do Pinho, no Recife, o grupo também é formado por Celo Brown, baterista, e Neilton, na guitarra. Para Cannibal, uma das maiores vantagens de ter conseguido o registro foi vender com nota fiscal produtos relacionados à banda, como camisetas personalizadas. “Assim como em outras profissões, o trabalhador de música também presta serviços relevantes à sociedade. Levamos arte, reflexão, diversão e entretenimento para o grande público, o que torna nossa categoria tão importante quanto outras”, destaca.

O artista também ressalta outros ganhos obtidos na Lei através da formalização, como auxílio-maternidade e auxílio-doença, e reforça a necessidade de seus colegas de profissão estarem atentos às novidades. “Para o trabalho de o artista ser sustentável e ter longevidade, ele também precisa ter o mínimo de condições e de garantias perante os serviços públicos, principalmente, para quem possui uma obra alternativa, diferente dos padrões impostos pela indústria cultural”, revela.